terça-feira, 7 de janeiro de 2020


A estupidez de quem quer desenvolver uma província sem energia






Como quer o governo desenvolver Malanje sem energia?
Nós sabemos fundamentalmente que água não falta, somos ricos em recursos hídricos fluviais e isso é um facto inegável. Ao que parece, o governo de Malanje quer dar uma lição aos políticos e governantes mundiais que podemos sim desenvolver o mundo sem energia. Pretensão audaciosamente desmedida e demasiado utópica.


Em nosso quotidiano as simples lições que apreendemos é que pra desenvolver sectores como o do turismos, industrias transformadoras e industrias de produção alimentícia e outros, dependem fundamentalmente do uso da energia.



Facto é que, devido ao pouco ou nenhum fornecimento da corrente eléctrica, registamos um inexistente desenvolvimento industrial na província afastando com isso a possibilidade de desenvolve-la e de controlar dos índices elevados de desemprego que se criariam ao longo dos tempos. Aumentando assim o fosso diferencial entre pobre que dependem de energia e ricos que não dependem de ricos porque ao final de tudo as suas acções envolvendo electricidade são subsidiarizadas pelo estado.


Fala-se na potencialização do sector do turismo. Cenário ilusório para a realidade que nos é mostrada. Este facto resulta fundamentalmente do não fornecimento da energia nos municípios com as maiores potencialidades turísticas como é o caso de Cangandala, Kiwaba N´zogi, kalandula e cacuso só pra citar estes, apesar de todos os municípios aqui terem um pendor turístico muito forte. Hoje, o sector do turismo é um dos mais lucrativos e exigentes fontes de renda e estás exigências centram-se fundamentalmente nas condições básicas de comodidade que tem de ser criadas, como: Fornecimento expansivo da electricidade, água potável saúde e saneamento básico. Condições estás, que Malanje de longe não possui ou se possui é numa escala irrisória.


Para alem das exigências que os turistas fazem, existe ainda condições que são necessárias para que investidores da área sintam-se confortáveis a investir. Estás condições centram-se essencialmente nas vias de acesso e no fornecimento efectivo da energia.
Como queremos que investidores venham investir sem estas condições básicas que intimidam qualquer potencial investidor, Onde ele terá de se preocupar com uma série de elementos que no final das contas acabam por pesar no seu bolso?
Eu não sei ao certo o que é que o nosso governo quer fazer sem energia? Que sector quer desenvolver sem energia? Onde pensamos ir sem energia?
Eu não sei ao certo o que vocês querem com este modo de gestão?😟😟😟






Saiba mais em: https://kuzula.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário

😏EU SINTO QUE SOU PARTE DE ALGO MUITO GRANDE 😉😀